A Wicca é...

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013



A Wicca é uma religião neopagã, mítica, politeísta,  iniciática, de culto dualista e orientação  matrifocal.
A palavra paganismo vem do termo latino “paganni”,  que significa “do campo”, referindo-se aos povos  essencialmente agrícolas, seus costumes e crenças.  Portanto, religiões pagãs eram todas aquelas onde  se cultuavam os deuses da natureza e seus  fenômenos, geralmente objetivando garantir boas  colheitas. Como atualmente nossa sociedade não é  mais basicamente agrária, e nem cultuamos os  antigos deuses exatamente como no passado, hoje  utilizamos o termo neopagão.
Religiões míticas são aquelas baseada em algum  sistema mitológico, onde os deuses são personagens  em histórias que teriam acontecido no passado, mas  que são relembradas e vivenciadas através de ritos  e cerimônias. A wicca não tem uma mitologia única,  pois cada tradição cultua diferentes panteões de  deuses. O que todas as tradições têm em comum,  independente de quais deuses cultuam, é que eles  são os responsáveis pela sucessão dos ciclos  sazonais.
O politeísmo é a crença e culto em vários deuses,  com atributos e personalidades próprias, em  oposição ao conceito de Monoteísmo, que prega a  existência de um único deus todo-poderoso.
Religiões iniciáticas são aquelas onde é necessário  passar por um determinado período de preparação e  alguns ritos, para que uma pessoa possa ser  considerada oficialmente um membro.
O dualismo é a crença de que, dentro de tudo que  existe no universo, existem forças opostas e  complementares, como luz e trevas, masculino e  feminino, yin e yang. Assim, a Wicca possui um  culto dualista, porque, apesar de acreditarmos em  vários deuses, durante nossas celebrações  escolhemos um casal de deuses para representar a  Grande Deusa Mãe, e sua contraparte, o Deus  Cornífero.
O matriarcado era uma estrutura de organização  social presente na maioria das antigas  civilizações. Nessas sociedades, a mulher tinha um  papel de destaque, onde elas assumiam a liderança  familiar e religiosa. O feminino era reverenciado  pelo fato de somente as fêmeas serem capazes de dar  à luz – um atributo mágico e sagrado da natureza,  que é a Grande Deusa Mãe. Apesar disso, nessas  sociedades, homens e mulheres eram tratados como  iguais; diferente da atual sociedade patriarcal em  que vivemos, onde a mulher é considerara inferior  aos homens. Da mesma forma, na Wicca valorizamos a  igualdade entre os gêneros. Os homens apenas  precisam ter um respeito especial pelas mulheres,  pois todos nasceram de uma mulher.

Texto escrito pelo Sacerdote Diogo Ribeiro

Comentários:

Postar um comentário

O comentário dos leitores, faz com que o Blog esteja em movimento.

an�ncio-texto

 
Storm Sazonal © Copyright | Template By Mundo Blogger |