As Origens da Wicca...

sábado, 2 de março de 2013



A pedidos aqui esta uma breve postagem sobre as origens da bruxaria Wicca...

Segundo os estudiosos da Pre-Historia,a primeira demonstração de arte devocional foram as MADONAS NEGRAS,  encontradas em cavernas do período neolítico  Portanto as Deusas da fertilidade foram os primeiros objetos de adoração dos povos primitivos.
Da mesma forma que nossos antepassados se maravilharam ao ver a mulher dando a luz a uma criança, todo o universo deveria Ter sido criado por uma Grande Mãe. Entre os povos que dependiam da caça surgiu o culto ao Deus dos animais e da fertilidade, também conhecido como "Deus de Chipes" ou "Cornífero". Os chifres sempre representaram a fertilidade, coragem e todos os atributos positivos da energia masculina, representando também a ligação com as energias cósmicas.
Hoje a ligação do Deus Cornífero é bastante problemática, pois com o advento do cristianismo, ele foi usado para personificar a figura do Diabo, entidade criada pelas religiões Judáicas-cristãs.
Como a bruxaria já existia a muitos milhares de anos antes do cristianismo, não tem nada a ver com o Diabo, que é adorado apenas pelo Satânismo, que é um culto anti-cristão.
Existem vários ramos da bruxaria, em diversas partes do mundo, mas aqui nos ocupamos nos ocupando da Wicca. A wicca surgiu no período Neolítico em várias regiões da Europa onde hoje se localizam a Irlanda, Inglaterra, País de Gales, Escócia indo até o sudoeste da Itália e a região Britânica na França..
Quando os Celtas invadiram a Europa, quase mil anos antes de cristo, trouxeram suas próprias crenças, que ao se misturarem às crenças da população local, originaram o sistema que deu nascimento a Wicca. Com a rápida expansão deste povo, ela foi levada para regiões onde se encontram nos dias de hoje: Portugal, Espanha e Turquia.
Embora a Wicca tenha se firmado entre os Celtas, é importante lembrar que a bruxaria é anterior a eles! Mas como esse povo foi mantenedor da tradição, é importante que conheçamos o rudimento de seus pensamentos e cultura..O Panteão Celtz, ou seja, o conjunto de Deuses e Deusas dessa cultura é o mais usado nos rituais da wicca , embora possamos trabalhar com qualquer Panteão, desde que conheçamos o simbolo correto, e não misturemos os Panteões, num mesmo ritual.
A sociedade Celta era Matrifocal, isto é, o nome e os bens eram passados de mãe para filha. Homem e mulher tinham os mesmos direitos, sendo a mulher respeitada como sacerdotisa  mãe, esposa e guerreira, participando das lutas ao trabalho dos homens. O culto da grande mãe e do Deus Cornífero predominaram nas regiões da Europa, dominadas pelos Celtas, que nessa época já estavam sendo dominados pelos Druidzs, que representam uma introdução ao patriarcalismo. Porém, em muitos lugares, a religião da grande Mãe continuou a ser praticada, pois havia certa tolerância por partidos romanos, chegando certos ramos da wicca a incorporar elementos do Panteão Grego-Romano, especialmente na bruxaria.
Foi somente na Idade Média que a bruxaria foi religada com as sombras com o domínio da Igreja Católica e a criação da inquisição, cujo objetivo era eliminar de vez as antigas crenças, que era uma ameaça a um clero muito mais preocupado em acumular bens e riquezas do que propagar a verdadeira mensagem de Jesus.
Durante o tempo das fogueiras, o medo fez com que muitas bruxas permanecessem no anonimato para resguardar suas vidas e de seus familiares.
Muitos dos conhecimentos passaram a ser transmitidos oralmente, por medidas de segurança, e assim muito se perdeu. No presente um grupo de pessoas abnegadas e corajosas está redescobrindo recriando a nova bruxaria ou Neo Peganismo, como também é conhecido.

Comentários:

Postar um comentário

O comentário dos leitores, faz com que o Blog esteja em movimento.

an�ncio-texto

 
Storm Sazonal © Copyright | Template By Mundo Blogger |